Nossas Dicas

Benefícios do cacau na Odontologia.

Uma curiosidade pouco falada e bem interessante.

Todos sabemos que doce, chocolate, tudo aquilo que contém açucar e que não é seguido de uma boa higienização possui uma contribuição enorme para aparecimento de cáries, desmineralização de esmalte, entre outros. Essa parte de malefícios dos doces, acredito que já sabemos bastante, não é?

Hoje vamos comentar sobre os benefícios do cacau na Odontologia.

Isso mesmo, o chocolate quanto mais cacau possui, diminui em proporção a quantidade de açucar e consequentemente aumenta o amargo, mas sabe aquele amarguinho? Pois então,  a substância que causa esse amargor chama-se teobromina. Quanto mais cacau, mais ela se faz presente. A teobromina, também se encontra em chocolates brancos, só que em quantidades bem inferiores. Tá ok, e qual o benefício disso tudo para Odontologia?

A teobromina diminui  a pressão arterial, dilatando os vasos e relaxamento dos brônquios nos pulmões, tem propriedades parecidas com o café, porém não age no sistema nervoso central e possui atividade anticariogênica, devido a eliminação de Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.

 

 

 

Clínica Odontológica Odonto Luz Ltda
CRO.SP-Cl 17276

RT. Dra Wilsielen Sanches Luz
CRO.SP. 93.271