Nossas Dicas

Bruxismo e apertamento, qual a diferença?

Bruxismo ou apertamento, qual a diferença?

O bruxismo é ocasionado por uma desfunção do sono, na qual o indivíduo range os dentes neste período.
O apertamento é o ato de apertar os dentes involuntariamente, seja dormindo ou não, tendo este como causas principais a ansiedade, estresse, entre outros.
Tanto um quanto o outro possui uma resposta negativa, que é sobrecarregar de alguma forma os dentes e ou músculos da face.
No bruxismo temos como sinais e sintomas: dores musculares, principalmente na região de masseter, enxaquecas, desgastes dentários em níveis variados, entre outros.
No apertamento temos como sinais e sintomias: dores musculares, enxaquecas, abfração (que é fragilização do esmalte dentário na região próxima a gengiva), entre outros.
É muito importante que o paciente saiba relatar qualquer sintoma incomum ao profissional da saúde, pois o diagnóstico nem sempre é clínico.
Para tratamento temos placa miorrelaxante, que é uma placa acrílica e rígida na qual "amortece" a força exercida do arco superior ao inferior, evitando danos dentários e promovendo um relaxamento da musculatura.
Outro tratamento bastante eficaz é o uso de toxina botulínica em músculos da mastigação e temporal, na qual faz com que o músculo permaneça relaxado, não forçando o ato de apertar ou ranger, eliminando dores de cabeça e enxaquecas. 
Em casos severos os dois tipos de tratamento podem ser conciliados.
Vale ressaltar que após o tratamento desses males, devem ser avaliado minunciosamente a parte dentária, para reabilitação caso necessário.

 

 

 

Clínica Odontológica Odonto Luz Ltda
CRO.SP-Cl 17276

RT. Dra Wilsielen Sanches Luz
CRO.SP. 93.271