Nossas Dicas

Clareamento Dental

O clareamento dental pode ser feito de duas maneiras:

  • No consultório: onde é realizado em 3 sessões, com 3 aplicações, de acordo com o fabricante do produto utilizado.
  • Caseiro: é realizada a moldagem e confecção de moldeiras, superior e inferior, onde será aplicado pelo próprio paciente e utilizado diariamente por no máximo 3 semanas. 

Qual a indicação e contra-indicação do clareamento de consultório?

     Ele é indicado para pacientes que queiram dentes mais brancos apenas por estéticas, pacientes com retração gengival e exposição de raizes ou antes do paciente realizar algum trabalho protético sendo que dentes não naturais ou restaurados não alteram sua cor mesmo com o clareamento. Tem como contra-indicação pacientes com sensibilidades, devido à maior concentração usada no gel clareador.

 

Qual  a indicação e conta-indicação do clareamento caseiro?

  É indicado para pacientes com coordenação motora e disciplina para realizar de forma realmente indicada, anteriormente à trabalhos protéticos ou mesmo apenas por estética. A contra-indicação neste caso são pacientes indisciplinados, com exposição de raiz ou recessões gengivais. 

 

Quais cuidados devo ter durante o período de clareamento?

  Deve ser evitado todo tipo de alimento ou bebida que possuem pigmentação e acidez acentuados tais como: vinho, molho de tomate, beterraba, amora, molho inglês, abacaxi, limão, laranja, entre outros.

 

Com o tempo dentes clareados voltam a cor de antes?

   Não, os dentes, com o passar do tempo podem sim sofrer alteração de cor de acordo com sua dieta alimentar, porém a cor original do dente não é retomada. 

 

Devo fazer clareamento com qual intervalo de tempo?

  Recomenda-se fazer o clareamento de forma adequada para chegar no resultado máximo e após este período poderá fazer manutenções a cada 1 ano. 

 

Qual o procedimento para se realizar o clareamento?

    Clareamento consultório: Retira-se a cor em primeiro momento, é feita a colocação de barreira gengival (proteção da gengiva e de raízes expostas) e aplicado o produto na onde segue-se a recomendação do fabricante. Pode-se usar ou não luz azul ou laser para acelerar a sessão. Geralmente são feitas 3 sessões sendo 1 sessão por semana. Ao finalizar retira novamente a cor do elemento dental, para comparação do efeito obtido. 

Clareamento de consultório: Retira-se a cor, é feito a moldagem superior e inferior onde no laboratório de prótese é confeccionado a moldeira de silicone (média de 7 dias). A moldeira é testada para ver adaptação se está satisfatória, e é explicado ao paciente a forma de uso e quantidade de material por elemento dentário. Geralmente indica-se o uso de até 3 semanas, com a média de 4 horas ao dia pelo menos. Ao finalizar é retirada a cor do elemento dental para comparação do resultado obtido. 

 

Ao fazer o clareamento senti meus dentes sensíveis, o que posso fazer?

  Qualquer uma das duas técnicas pode apresentar sensibilidade ao ar, ao ingerir alimentos ou líquido gelados e quentes. Pode ser utilizado creme dental para sensibilidade neste período e evitar ao máximo alimentos ácidos.

 

 

Clínica Odontológica Odonto Luz Ltda
CRO.SP-Cl 17276

RT. Dra Wilsielen Sanches Luz
CRO.SP. 93.271