Nossas Dicas

Dor de dente e insônia?

Já tem algumas noites que não consegue ter aquela boa noite de sono?

Dor de dente e insônia?

Esses dois fatores tem muito mais correlação do que você possa imaginar. Ao deixar de frequentar o seu dentista periodicamente, alguns probleminhas podem ocorrer sem que você mesmo perceba. É muito comum, possuir vários causadores que não permita que você tenha um sono tranquilo e por isso mesmo é bem importante aquele visitinha periódica, para fazer a famosa limpezinha nos dentes, sabe? A limpeza serve como prevenção, não só para doenças periodontais, gengivite, cáries infiltradas, cáries iniciais, endodontias, condenação de dente,  lesões, entre várias outras coisas. 

Nessas visitas periódicas também, por características dos dentes e relato do próprio paciente, conseguimos diagnosticar o bruxismo e apertamento, que são doenças vinculadas ao sono e as vezes o paciente acaba nem percebendo. 

O bruxismo é o ato de ranger os dentes, podendo apresentar em alguns pacientes severos desgastes dos dentes. Dessa forma devido a estes desgastes, e perda da altura da mordida, começa a afetar a articulação principal da face que é a atm. 

O apertamento é conhecido como travamento da boca, isso ocorre durante o sono ou até mesmo em momentos de ansiedade ou nervoso, causando uma tensão muito alta dos músculos da face, podendo irradiar dores até região de ombros e pescoço.

De qualquer forma o mais indicado é procurar um profissional de confiança para diagnóstico e posteriormente para fazer o tratamento adequado. Nos dias atuais, temo opção de usar uma placa miorrelaxante, que é uma plaquinha de consistência dura, onde toda a força do apertamento ou ranger dos dentes é transmitida para a placa não sobrecarregando músculos ou dentes, e possuímos a opção de aplicar nos músculos da mastigação toxina botulínica, na qual promove o relaxamento desses músculos.

 

Clínica Odontológica Odonto Luz Ltda
CRO.SP-Cl 17276

RT. Dra Wilsielen Sanches Luz
CRO.SP. 93.271